A Vital Diagnóstico por Imagem traz, através dessas imagens, um caso de hemangioma hepático, identificado em uma paciente assintomática, que estava realizando uma Ultrassonografia Abdominal de rotina na unidade da Vital em Catu, no Hospital Agnus Dei.
Hemangiomas são tumores benignos formados por vasos sanguíneos enovelados. Surgem durante a formação do embrião, antes do nascimento, podendo ocorrer em diversos órgãos, entre eles a pele e o fígado. Manchas de nascimento vermelhas normalmente são causadas por hemangiomas na pele.
Os hemangiomas são os nódulos sólidos benignos do fígado mais comuns, geralmente encontrados em mulheres jovens. Acometem de 0,4 a 7% de toda a população e são múltiplos (mais de um) em 70% dos casos. Geralmente as lesões são pequenas, mas em 10% dos casos podem ultrapassar 5 cm de diâmetro.
Sintomas são incomuns e, mesmo nas pessoas com sintomas (dor abdominal, empachamento após alimentação, febre, náuseas e vômitos), muitas tem outra doença (como dispepsia) e acabam descobrindo o hemangioma por acaso.
No entanto, se o hemangioma é muito grande (alguns chegam a ocupar quase todo o fígado), há o risco de que se rompa (após trauma, é raro que se rompa sozinho), gerando hemorragia interna ou que forme coágulos no seu interior, que consomem plaquetas e fatores da coagulação e provocam facilidade de hemorragias em outros órgãos (síndrome de Kasabach-Merrit). Mas mesmo nos hemangiomas gigantes os sintomas são incomuns e o mais comuns são os causados por compressão de outras estruturas como o estômago, gerando saciedade precoce.
Fonte: www.hepcentro.com.br/hemangioma.htm