“Namoro programado”, fique por dentro!

O namoro programado também chamado de relação sexual programada ou coito programado é simplesmente o melhor momento para um casal, que deseja ter filhos.

A ultrassonografia é um excelente método para acompanhamento do ciclo ovulatório e orientação para o namoro programado. São feitos exames por via transvaginal seriados. O primeiro exame pode ser feito no terceiro dia do ciclo (contando a partir do primeiro dia quando desce a menstruação), onde serão avaliados os ovários, o útero e o endométrio. A partir daí, estando tudo em ordem, inicia-se o controle ovulatório por exames seriados a cada dois a três dias. Será feito o acompanhamento dos folículos ovarianos medindo-se o diâmetro médio que ate 10mm é chamado de folículo antral, entre 10mm e 17mm de folículo dominante e maior que 18mm de folículo pré- ovulatório. Nesta fase coincidentemente o endométrio crescerá até 7mm a 10mm, sendo este o período ideal para a relação sexual programada.

Algumas características na ultrassonografia são consideradas como sinais morfológicos importantes observados em torno de 60% dos casos, como boa vascularização periférica ao Doppler, “anel de fogo”, com baixo índice de resistência e no folículo pré-ovulatório são:

1. O cumulus oophorus (indica ovulação em torno de 36 horas)
2. Descolamento da granulosa (indica ovulação em torno de 24 horas)
3. “Espinhos da roseira” (crenação que indica ovulação em torno de 12 horas)

Caso persista a dificuldade para engravidar, mesmo seguindo a risca as datas estipuladas para o namoro programado, um médico especialista deve ser procurado para o homem e a mulher.


Imprimir   Email